sábado, 3 de outubro de 2009

Materialismo Histórico - Karl Marx

Grupo:

Anne Caroline Figueiredo
Isaac Rodrigues de Queiroz
Lívia Lopes Rosa
Luiza Helena Borges dos Santos
Raquel Clementino Miguel
Rosalva Aparecida Camargo Coelho
Vanessa de Almeida S. Marques
Viviane Silva Moura Brandão

1. Conceito:
Karl Marx desenvolveu este marco teórico, que utiliza-se de fatores práticos, ou seja, materiais, e o modo de produção para explicar as mudanças sociais, políticas e juríudicas vividas pela sociedade.

2. Teoria:
O autor afirma que a infra-estrutura (base material ou economica da sociedade) influencia diretamente a superestrutura (instituições jurídicas, políticas e ideológicas). Sendo assim, pode-se entender que a população se desenvolve a partir do “progresso” do mundo em que está inserida. Considerando que a história está ligada ao mundo dos homens, enquanto produtores de suas condições concretas de vida, pode-se inferir que o modo de produção muda quando não está mais adequado à sociedade. No feudalismo, por exemplo, por conta do avaço do comércio, as forças servis tornaram-se um entrave para o desenvolvimento das forças produtivas, ou seja, a relação servo-senhor feudal já não fazia sentido.
De acordo com o materialismo histórico, a evolução da história ocorre através dos confrontos entre diferentes classes sociais, decorrentes da “exploração do homem pelo homem”. Dessa forma, a classe dominante implanta na mente da classe dominada a sua ideologia, a sua visão de mundo, e, consequentemente, consegue manter a dominação.

3. Método Dialético:
Marx elaborou também o método dialético para explicar, juntamente com o materialismo histórico, as importantes mudanças que ocorreram na história da humanidade. De acordo com este método, devemos procurar os elementos contraditórios do fato histórico a ser estudado, com o objetivo de encontrar o elemento responsável pela transformação do fato estudado num novo fato, dando, assim, continuidade ao processo histórico.
Dessa forma, não é possível desassociar essas duas formas de analisar a sociedade, uma vez que o materialismo histórico pode ser considerado o “fio condutor” dos estudos sobre o desenvolvimento social, enquanto que o materialismo dialético é uma maneira revolucionária de se interpretar a ação dos homens na história. Trata-se de uma nova visão filosófica do mundo.

4. Exemplo:
A união matrimonial de homossexuais:
Com a liberação dos costumes após a revolução sexual dos anos 60, intensificou-se a constatação de convivência entre pessoas de sexo oposto. Por essa mesma razão, as pessoas passaram a assumir, sem medos, sua opção sexual. Podemos entender essa transformação dos costumes da nossa sociedade como uma resposta da mesma quanto aos avanços tecnológicos e econômicos que estava vivendo. Os antigos hábitos e formas de agir já não fazem mais sentido, são inadequados às exigências e necessidades da sociedade.
Utilizando o mesmo exemplo, podemos explicar essa transformação da sociedade através do materialismo dialético, o qual afirma que tudo é resultado da luta de idéias (ideologias, cultura) e forças (moral vigente) que, quando opostas geram a realidade concreta (preconceito), que uma vez sendo síntese da disputa, torna-se novamente tese (legalização da união matrimonial entre homossexuais), que já carrega consigo o seu oposto, que numa nova luta de um ciclo infinito gerará o novo: uma nova síntese (adoção de crianças por casais homossexuais).

5. Referências Bibliográficas:
Marx, Karl: O Capital, Crítica da Economia Política. Livro I, várias edições (Civilização Brasileira/Bertrand Brasil e Abril Cultural).

Nenhum comentário:

Postar um comentário